Espermograma

A análise do sêmen é um dos primeiros exames solicitados para avaliar a fertilidade masculina. E o exame de Espermograma é o exame laboratorial que analisa a qualidade do sêmen do paciente e a capacidade reprodutiva dos homens, segundo alguns critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde, a partir de uma amostra coletada pelo homem por meio de masturbação.

 

 

Quando é necessário o exame de espermograma?

O espermograma é necessário quando existe alguma condição física, imunológica ou genética que possa alterar as condições espermáticas e interferir na fertilidade do homem. Assim, após um exame clínico, é avaliado se necessário ou não, analisando a qualidade do sêmen.

Como é feito o espermograma

A coleta é feita através da masturbação e, na hora da coleta, é muito importante que o paciente ejacule dentro do frasco e não faça uso de nenhum material que interfira no resultado do exame. Após isso, o material coletado é analisado, onde uma avaliação descritiva do sêmen é feita, onde é medida a motilidade (capacidade de locomoção) e a morfologia (forma) do espermatozoide.