Endometriose

 

É uma doença que se caracteriza pela presença de um tecido semelhante ao endométrio (camada que reveste o interior do útero e descama durante a menstruação) fora do útero, como nos ovários, trompas e intestino.Como a endometriose surge?
Ainda não se sabe com exatidão como surge a endometriose. O que se sabe é que está relacionado com a menstruação retrógrada, ou seja, a volta do sangue menstrual pelas trompas para o interior do abdome. Alterações imunológicas também estão envolvidas neste processo.

Como desconfiar que você tem endometriose?
O quadro clínico é bastante variado, podendo englobar mulheres assintomáticas até outras com quadros muito intensos. Essas mulheres podem apresentar dores no baixo ventre, cólica menstrual, dor durante relações sexuais, sangramento na urina ou fezes durante a menstruação e dificuldade para engravidar.

Toda mulher com endometriose tem dificuldade para engravidar?
Nem todas as mulheres com endometriose tem dificuldade para engravidar, mas as mulheres com endometriose tem uma chance maior de apresentar este problema do que aquelas que não tem endometriose.

Lesão de endometriose no ovário

Estas informações gerais a respeito do procedimento destinam-se aos leigos e não podem ser consideradas como uma consulta médica.