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Climatério

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Felizmente a medicina oferece hoje recursos para evitar vários desconfortos para a mulher, especialmente aqueles relacionados à fase de climatério.

Envelhecer com saúde é o que todos queremos. Principalmente nós, mulheres, que além de não envelhecer, desejamos nos sentir cada vez mais ativas, femininas e atraentes.

A reposição hormonal, por exemplo, se bem indicada pode hoje ajudá-la a vencer uma série de sintomas desagradáveis e melhorar sua qualidade de vida. Sabemos, porém, que a reposição não pode ser indicada para todas.

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O que fazer então?

A prevenção é o melhor remédio e deve ser iniciada o quanto antes.

O estilo de vida que temos, em especial na fase dos 30 aos 40 anos, determinará uma entrada saudável na terceira idade. Como o nosso metabolismo vai ficando mais lento com o passar dos anos, é necessário  que, além de uma alimentação equilibrada – pobre em gorduras e carboidratos -, criemos o hábito de uma atividade física regular. Esse, por sinal, é o fator que, após os 50 anos, será responsável pela manutenção do peso: se aos 50 anos ingerimos a mesma quantidade de calorias que consumíamos aos 20 ou 30 anos, teremos certamente um peso corporal 10 a 15% maior. Isso sinifica que precisamos queimar mais calorias para manter o mesmo peso.

Todos os exercícios aeróbicos de baixo impacto, por exemplo caminhar, nadar ou andar de bicleta, estão indicados. A musculação e a ginástica localizada ajudam a manter o tônus e a força muscular, fundamentais para uma boa disposição física.

Os sintomas desagradáveis da menopausa, como os calores e a secura vaginal, entre outros, são causados pelos baixos níveis de estrogênio no sangue. E a alimentação e os exercícios são importantes também na prevenção da osteoporose (diminuição na desnsidade dos ossos).

Faça uma dieta rica em cálcio (presente no leite e seus derivados, em todas as folhas verdes, na água-de-coco, no figo seco e nos frutos do mar) e pobre em substâncias “roubadoras de ossos” , como cafeína, alimentos ácidos, sal e álcool. Evite também o fumo– prevenir é o melhor remédio. Inicie o quanto antes a mudança de seus hábitos de vida, pois tudo acaba se incorporando a nossa rotina, e quanto antes começamos mais fácil será.